Mateus Toledo e-commerce news
Você saiba que é mais fácil reter clientes para os pequenos e médio e-commerces do que para os grandes? Pois é isso mesmo que você leu amigo leitor. Se isso é uma problema para você
aprenda a fazer com os pequenos e médios pois neles estão a chave para esta ação.
Um e-commerce de bebidas por exemplo, que tem por exemplo 90 pedidos por mês em uma média de 3 pedidos por dia. Com estes pedidos ele paga fornecedores, impostos, contadores e um funcionário. Digamos que sobre para ele por mês depois de isso tudo 18% de lucro e ele decida investir 10% desse lucro em publicidade para a empresa. Bom como todos sabemos temos e nosso empresário ficticio também sabem existem milhões de e-commerces que também oferece bebidas e então o que ele precisa fazer? Colocar tudo em Adwords? Facebook Ads? Não…ele precisa fidelizar os clientes já existentes então o que ele faz:
Mensalmente separa cerca de 30% da verba para publicidade e faz um agrado para os consumidores existentes. Mas de que forma eu posso aplicar isso no meu e-commerce? Simples de descontos realmente interessantes para seu cliente, nada de enviar campanhas com 5% ou 15% de desconto, isso para o cliente em geral não irá trazer tanto efeito a sugestão nesses casos é sempre dar desconto em Reais, por exemplo envie um cupom de R$ 15,00 ao invés dos 15% de desconto.
Outra dia é lembrar do cliente, mas como assim? Todos nós gostamos de que as pessoas nos surpreendam certo? Surpreenda seu cliente o caso de uma loja média na argentina me chamou a atenção (eles usam uma plataforma chamada tienda nube), quando eles viam que um cliente tinha recebido o produto o próprio dono entrava em contato solicitando alguns dados para que pudesse completar o cadastro do cliente e conversava com ele 3 minutos sobre a experiência de compra e isso faz com que o cliente recompre em geral cerca de 5% a mais do que a última compra. Outra coisa que eles usam este cadastro para enviar sempre um postal de aniversário, mas olha que legal se a pessoa preencheu todo o cadastro da pesquisa eles enviam também pra os membros da familia em seus respectivos aniversários mesmo que eles não tenham comprado nada.
Todas essas ações para e-commerces de grande porte sempre será complicado que se realizem pois além de serem quase caso-a-caso exige muita dedicação e paixão que em geral só quem é pequeno tem com seu cliente.
Enfim o resumo da operá todos sabemos: Cliente que já comprou se gasta menos do que aquele que nunca efetuou compra alguma.
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