GOSTINHO DE ÁFRICA E EUROPA num Cruzeiro pelo Mediterrâneo em Junho
Em vez de ficar em terra, vá para o mar!
Capri, a Medina de Túnis e Palma de Maiorca (clique nas fotos para ampliá-las)
As 105.000 toneladas do Costa Mágica chegando ao porto de Nápoles
MAR à vista! Viajar de navio tem três grandes diferenciais: desfazer as malas uma só vez, visitar cidades e países diferentes em poucos dias e usufruir de uma vasta gama de atrações a bordo. Ou, como disse o The Guardian "Goodbye check-in, hello world!"
O navio Costa Mágica em dois momentos e chegando ao Porto de Nápoles (com o Carnival Fantasy ao fundo, já ancorado)
EM termos de cruzeiros marítimos, não há meio-termo: quem vai pela primeira vez ama ou odeia, não quer soltar a âncora ou quer pular no mar. Mas saiba: o resultado de sua experiência em cruzeiros dependerá muito mais de você do que de tudo mais. O sucesso ou não é decorrente do quanto você pesquisou, informou-se, leu, consultou e identificou o seu perfil com o do navio, da cia. de cruzeiros e do destino.
Marina Grande, Capri, Itália. Um dos portos de parada do Costa Mágica
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UM CRUZEIRO PELO MEDITERRÂNEO PROPORCIONA UMA AMOSTRA DE DOIS CONTINENTES
Cruzeiro pelo Mediterrâneo - Navio Costa Mágica
Nápoles e Capri (Itália); Palermo e Monreale (Sicília, Itália); Túnis e Sidi Bou Said (Tunísia);
Palma de Maiorca (Espanha); Barcelona (Espanha); Marselha (França)
Túnis e Barcelona, dois dos portos deste cruzeiro
CONHEÇA os cantinhos mais secretos do Mediterrâneo, alguns de seus portos mais famosos, suas cidades históricas e suas praias mais bonitas através de um cruzeiro marítimo. Escolha alguns dos inúmeros itinerários de diversas cias. Da Costa à MSC Cruzeiros, todas o levarão confortavelmente a conhecer num relance a história do Mediterrâneo, as diferentes culturas dos países e povos e das antigas civilizações. Das espetaculares ruínas de Éfeso à imponente Acrópoles de Atena, do Colosso de Rodes, em Alexandria à Medina de Túnis, das praias e monumentos de Palma de Mallorca às belezas de Marselha, do Marrocos a Portugal, da Córsega, da Sicília e Capri a Nápoles, da Ponte dos Suspiros em Veneza a um show de flamenco na Espanha, dos labirínticos bazares turcos de Istambul às casbah do Norte da África e às mais do que famosas e desejadas ilhas gregas.
A Sicília, com seu enorme potencial turístico, está no roteiro do Costa Mágica
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Espírito Mediterrâneo (ou um pouquinho (bem pouquinho) de Geografia não faz mal!)
O Mar Mediterrâneo tem a característica de reduzir as fortes diferenças políticas e culturais entre os países cujas costas são banhadas por ele. É uma espécie de “espírito mediterrâneo”, que reduz as diferenças, graças especialmente ao clima e a um passado relativamente comum, de características culturais em algum momento compartilhadas - seja pelo sol seja pelo mar - que acabam ligando países como Turquia, Grécia, Montenegro, Croácia, Eslovênia, Itália, França, Espanha, Portugal, Estreito de Gibraltar (Reino Unido) Chipre e Malta, Ilhas Baleares (Espanha), as Ilhas Gregas, ilhas francesas como Córsega, italianas como a Sicília e a Sardenha, as ilhas croatas e o Norte da África. Todos proporcionam a oportunidade de explorar grande variedade de paisagens, praias e lugares declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
De pernas pro ar na varanda da cabine e assistindo o Sol nascer em Marselha. Vida dura a bordo...
MAS não se deixe influenciar por opiniões negativas se você ainda não experimentou. Ou melhor, não afirme que não gosta, se não fez. E ainda que tenha feito um cruzeiro e não tenha gostado, dê uma segunda e até uma terceira chance. Eu mesmo tive duas primeiras experiência extremamente negativas até que a terceira foi radicalmente oposta, muitíssimo positiva. As pessoas são muito heterogêneas e o que conta mesmo é a sua opinião. O objetivo deste blog, nesta e nas matérias anteriores sobre Cruzeiros Marítimos, é justamente proporcionar ao leitor o máximo de informações acerca do mundo dos cruzeiros e desmistificar alguns mitos. Não acredite como verdade absoluta se alguém lhe disser que “Santorini é pra ficar uma semana, não pra se ver num dia através de um cruzeiro marítimo”. Isso é uma afirmação extremamente pessoal, tanto que a minha é radicalmente contrária: fui a Santorini duas vezes, ambas através de cruzeiros pelo Mediterrâneo e minha opinião acerca da ilha é: “está visto”! Em uma matéria que ainda será publicada eu explicarei porquê. Jamais o leitor encontrará algo que deprecie um destino ou meio de hospedagem por uma visão pessoal e personalista. Os objetivos do blog são contrários a que minha opinião influencie a sua, ao contrário, só terão sentido se abastecerem o leitor de fatos e fotos para que ele mesmo tire suas conclusões.
Em tempos de atrasos aéreos, contrôles extras de segurança e bagagens perdidas, vá para mo mar!
Mar Mediterrêneo (1) visto de satélite
POR favor, não aceite opiniões de desinformados que lhe asseguram que navio é coisa para velho (saiba que a idade média dos passageiros é cada vez menor), que você se sentirá preso e claustrofóbicoa (não há como se sentir assim numa noite de navegação e um dia inteiro no porto, com aquele mar imenso à sua frente e com o gigantismo dos navios), que os horários são rígidos demais (as cias. estão cada dia mais flexíveis ao perfil dos passageiros e nos horários), que é muito monótono (desafio a alguém normal não encontrar três, quatro opções a fazer durante uma noite de navegação, já que o dia é gasto em terra) e, finalmente, que enjoará, o que é um grande exageiro e uma possibilidade remota que, ainda que ocorra, cura-se com um remedinho. Eu recomendo vivamente que se ouçam opiniões de quem fez cruzeiros. E mais, de várias oponiões. E que você faça o seu, depois de pesquisar aquele que lhe atrai e cujas características adequam-se ao seu perfil.
Aporte em lugares que valem a pena e ancore no espírito Mediterrâneo
O Mar Mediterrâneo e o Porto de Marselha, França, ao fundo...
(1) O Mar Mediterrâneo é um mar do Atlântico oriental, compreendido entre a Europa meridional, a Ásia ocidental e a África setentrional; com aproximadamente 2,5 milhões de km², é o maior mar interior do mundo. As águas do Mar Mediterrâneo banham as três penínsulas do sul da Europa (Ibérica, Itálica e a dos Balcãs) e uma da Ásia, que se ligam com o Atlântico através do Estreito de Gibraltar, com o Mar Negro (pelos estreitos do Bósforo e dos Dardanelos), e com o Mar vermelho (no canal de Suez). Países banhados pelo Mediterrâneo: Europa (de oeste para leste): Espanha, Gibraltar (colônia do Reino Unido), França, Mônaco, Itália, Malta, Eslovénia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Grécia, Chipre e Turquia; Ásia (de norte para sul): Turquia, Síria, Líbano, Israel e Palestina; África (de leste para oeste): Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.
O Norte da África, o Sul da Europa e o Mar Mediterrâneo
Reportagem que foi ao ar pela TV Record em 03-Jan-2007
com o Navio Costa Mágica no Brasil
EU mesmo mudei completamente meu jeito de encarar cruzeiros marítimos e posso assegurar que jamais emitira opiniões desfavoráveis do tipo “não fui e não gostei”. Passei do “odeio” ao “adoro” depois de algumas tentativas. Ao contrário, minhas experiências negativas anteriores e uma altamente positiva por último, obrigaram-me a rever minhas opiniões negativas e lineares, superficiais acerca deles e resolvi contar minha experiência extremamente agradável e satisfatória. Revi meus conceitos e resolvi estudar melhor o mundo dos cruzeiros para que deixasse de ter opiniões superficiais e transmitir informaçoes erradas aos leitores. Relatar minhas impressões é contribuir para a desmistificação de que cruzeiros marítimos são necessariamente chatos. Ao contrário, podem ser um excelente meio de nos apresentarmos a um país, ótimo para descansar e relaxar e excelentes para nos divertirmos. Gostando daquele país ou cidade é só explorar melhor depois. Caso contrário, não voltamos...
Se você ainda pensa que cruzeiro marítimo é só para velhinhos abastados, atualize-se
O Navio Costa Mágica aproximando-se do Porto de Nápoles (com a LUA ao fundo)
CRUZEIROS marítimos sempre estiveram longe de figurarem entre minhas preferências turísticas mas não exatamente por medo do mar. Jamais tive medo de enjoar porque jamais tive problemas anteriores desta natureza, nem mesmo quando enfrentei um maremoto durante aquele malfadado cruzeiro às ilhas gregas. (1) O receio maior era de ficar entediado, aborrecido com todas aquelas atividades naturais dos resorts e navios, aqueles compromissos e obrigatoriedades, formalidades e ‘aprisionamento’. Agora só me faltaria rever meus conceitos acerca dos resorts!
A Medina de Túnis, porto de parada do navio Costa Mágica
Reportagem na TV - Rede Record- Programa Fala Brasil
SE você ainda pensa que cruzeiro marítimo é apenas para velhinhos que adoram dançar “New York, New York” em trajes de gala, você precisa atualizar-se. Saiba que como tudo no mundo, também as cias. de cruzeiros evoluiram e adaptaram-se ao mercado. No anos 60 e 80 cruzeiros marítimos eram quase que exclusividade de pessoas com idade média de 60 anos. Todavia, hoje ela se situa também na faixa dos 40 e as cias. passaram a oferecer produtos mais segmentados: 20 a 55 anos e temáticos, desde para jovens, casais em lua de mel, solteiros, gays, nudistas, aventureiros e coroas até o que mais se puder imaginar.
Sente-se, observe o Pôr-do-Sol
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Não entre de gaiato no navio: pesquise!
A popularização dos cruzeiros de verão na costa brasileira introduziu a classe média ao mundo dos cruzeiros marítimos, possibilitando a ela acesso a uma opção de turismo anteriormente exclusiva das classes média alta e alta. Há opiniões em geral mal-humoradas acerca de viagens de cruzeiros baseadas em experiências pessoais infelizes e que não devem ser consideradas como verdades absolutas, ainda que devam ser respeitadas. Há opiniões do tipo “não fui e não gostei” que, evidentemente, devem ser absolutamente desconsideradas. Se você fez aquela viagem de navio com saída e chegada em Santos, passando por Buenos Aires, Punta del Este e Florianópolis, achando que seria “viagem inesquecível” mas enfrentou embarques e desembrarques estressantes, filas no café da manhã, comida ruim, gente mal educada e dançando axé com um copo de cerveja na mão, bem, me desculpe, mas você escolheu mal.
O Parc Güell. Barcelona, destino do Costa Mágica
A grande questão é que você não sabia que justamente o perfil, ou diferencial dos cruzeiros desta companhia é a justamente a informalidade, ou o que os americanos da Carnival Cruises chamam por lá de “fun cruises". Sim, você não precisa se vestir de gala porque neste navio não é necessário, segundo as atividades do navio e que a tal informalidade é, na verdade, o atendimento a um nicho específico de mercado, ou cruzeiros econômicos, que presupõem serviços mais populares para gente menos exigente e mais voltada à diversão. Você poderá achar que é falso o luxo nesse padrão de cruzeiros, mas não é: é o perfil.
O Bar do Lobby do Costa Mágica
O navio não é bonito internamente. Tampouco prática sua circulação. A decoração é pesada, escura e feia, especialmente se comparada ao Costa Atlantica e a outros navios da Costa Crociere. E a arquitetura do navio foi infeliz em não possibilitar ir-se de proa a popa em alguns andares como dos restaurantes formais, o que se torna incômodo devido ao fato de que se tem que subir ou descer um ou dois andares para se passar de uma extremidade à outra. As cabines são boas.
Um fato muito negativo deve-se à característica deste roteiro. Quem pretender fazê-lo deve ter em mente o seguinte: segundo informações de pessoal que trabalha no navio, roteiros que tenham como características paradas em portos da Espanha e Itália têm como característica o fato de que muitos passageiros fazem roteiros curtos (de Savona a Palermo, por exemplo, ou de Palma de Maiorca a Barcelona).
As Catedrais de Palma de Maiorca e de Marselha, Marselha vista da Catedral
Sidi Bou Said e Túnis
Segundo esse mesmo pessoal que trabalha no navio os roteiros de melhor frequência são aqueles que navegam o Mar do Norte, os Fiordes da Noruega, o Báltico e os Países nórdicos e Rússia. Tanto pela frequência quanto pela paisagem. Eu, particularmente, gostei imensamente do cruzeiro anterior, de outubro de 2007 (vide matéria), pelo mediterrâneo (Itália, Grécia, Turquia e Egito), do ponto de vista do navio e da frequência, do que deste. E em 2009 pretendo fazer o cruzeiro pelo Mar do Norte pra conferir.
O Costa Mágica ao lado do MSC Orchestra no Porto de Palma de Maiorca às 21:30 h
O Navio Costa Mágica num Cruzeiro pelo Báltico
OS portos brasileiros são muitíssimo piores do que os aeroportos, o que ocasiona embarques e desembarques extremamente desorganizados, tumultuados, inseguros, lentos. Em Punta del Este, por exemplo, pode-se esperar mais de três horas pela sua vez de sair do navio, assim como em Miami vindo de Nassau num cruzeiro da Carnival.
Terminais próprios que parecem aeroportos
Portos que parecem aeroportos (clique nas fotos para ampliá-las)
DIFERENTEMENTE do Brasil, os portos nos países que recebem cruzeiros são excepcionais em sua maioria. E não apenas em países ricos. O de Alexandria, por exemplo, é de primeiro padrão. A Costa Croceire foi a primeira companhia européia a implementar uma política de gerenciamento de terminais para garantir ótimos graus de excelência em hospitalidade, com excepcionais facilidades de embarque e desembarque, serviços de ótima qualidade para os passageiros.
Palacrociere COSTA, no Porto de Savona
UM exemplo é o terminal próprio de Savona, Itália, com facilidades e equipamentos de última geração, construído especialmente para suas operações. Além do Palacrociere de Savona, o Palacruceros, de Barcelona, que iniciou suas operações em 2007, além de participação direta no gerenciamento dos terminais de Nápoles e Civitavecchia, na Itália, e em La Romana, na República Dominicana.
Porto de Alexandria (em Outubro de 2007)
Certamente haverá cruzeiros com o seu perfil
NÃO vá fazer como o protagonista do filme Cruzeiro das Loucas, que a pós romper com sua noiva, um homem e seu amigo decidem fazer um cruzeiro para solteiros, na intenção de conhecer alguém. Porém, quando eles estão em alto-mar percebem que o navio em que estão está na verdade repleto de homens, alguns deles interessados na dupla. Aparte do filme ser extremamente estereotipado sobre a cultura gay e bem ruinzinho como filme, a comparação aqui faz sentido.
Cruzeiros: Mediterrâneo, o destino do momento.
CRUZEIROS pelo Mediterrâneo é para viajantes que querem ter um gostinho da Europa e África sem o incômodo de ir de país em país por terra e por mar, mas também para viajantes experientes que já conhecem boa parte do mundo e querem relaxar conhecendo cidades interessantes que provavelmente não iriam de outra maneira. Coisas como estar segunda-feira em Veneza, terça em Istambul, quarta no Chipre, quinta em Santorini, sexta em Tunis, sábado em Palma de Maiorca, domingo em Mônaco e segunda em Gênova. Se você gosta de ficar vários dias em uma cidade e experimentar sua vida noturna, cruzeiros não sãop para você. Se, no entanto, quer relaxar e desarrumar malas apenas uma vez e conehcer várias cidades numa só viagem sem ter que mudar de hotel, enfrentar aeroportos, pegar taxis, faça um cruzeiro pelo Mediterrâneo, e conheça várias cidades em diversos países e continentes.
O Costa Mágica no Porto de Nápoles
UMA outra vantagem é econômica: num cruzeiro pelo Mediterrâneo, em vez de pagar em euros você paga em dólar a acomodação, o transporte e a alimentação. A única maneira de gastar euros é quandovocÊ adquire excursões independentes das oferecidas pela cia. do cruzeiro e quando comprar nos portos. A maioria dos cruzeiros pelo Mediterrâneo vai de maio a outubro, mas há cias. que oferecem cruzeiros o ano todo.
CRUZEIROS nessa região podem ter diferentes destinos: o chamado Mediterrâneo Ocidental passa por portos de paíeses como Espanha, França e Itália, mais comumento, todavia Monte Carlo e Dubrovnik têm sido destinos cada vez mais comuns. Os cruzeiros pelo Mediterrâneo Oriental mais comuns vão à Grécia e Turquia. Ambos podem combinar com portos da África do Norte. Um ponto importante ao escolher seu cruzeiro pelo Mar Mediterrâneo é o nome do porto, pois navios nunca aportam em Roma, mas em Civitavecchia, em Gênova, mas em Savona, em Atenas, mas em Piraeus. Consequentemente, requerem transfers se você vier por Milão, que no caso da Costa Crociere pode ser adquirido ao preço de mais ou menos 40 dólares (de Milão - Estação Central - a Savona, e de Roma a Civitavecchia, por exemplo, e levam cerca de duas horas). A maior parte dos cruzeiros combina bem relaxamento e turismo, lazer e diversão.
O Navio Costa Mágica no Porto de Savona pouco antes de zarpar para o cruzeiro pelo Mediterrâneo
FAZER um cruzeiro quase sempre representa, no imaginário coletivo, algo extremamente limitante e com agenda obrigatória, plena de compromissos imcompatíveis com o aquilo que se espera usufruir em férias. Ou, então, algo excessivamente glamuroso e formal. Pode ser tudo isso, sim. Mas pode ser também muitíssimo mais do que “apenas” isso. Tudo dependerá da companhia de cruzeiro que você escolheu, do destino, do público e, sobretudo, de você mesmo.
O Costa Mágica zarpando do Porto de Nápoles em rumo à costa da África
CERTAMENTE haverá sempre vários cruzeiros com o seu perfil, seja lá você aventureiro, exótico, romântico, tranqüilo, gourmet, atleta, ou simplesmente alguém que quer relaxar na beira da piscina ou de uma praia paradisíaca. Esteja certo, haverá sempre um roteiro e um navio perfeito para você nos cerca de 500 destinos visitados anualmente pelas cias. especializadas.
SE esse cruzeiro for pelo Mediterrâneo, numa cia. italiana, poderá ter sido tudo isso e muito mais, com a excepcional faculdade que você terá absoluta liberdade de escolha para fazer aquilo que lhe der vontade, participar ou não doq eu desejar e encontrar a sua turma, não a dos outros. O que eu posso assegurar é que há grandes chances de você achar que fez uma das viagens mais charmosas de sua vida e que ela se transforme numa daquelas “férias de sonho” a que tanto perseguimos quando as planejamos. Viajar pelo mar é relaxante e saudável: não há trafego e poluição.
CRUZEIROS marítimos são também uma excelente opção para viagens de Lua de Mel ou comemoração de bodas. Além dos mimos especiais a bordo, como champanhe, bolo e cesta de frutas, em geral as companhias italianas tem ótimas dicas dos melhores roteiros para os casais comemorarem sua união de maneira diferente e inesquecível.
Pôr-do-Sol num dos decks externos do Costa Mágica
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O destino, a cia. de navegação e o público alvo: 3 pontos fundamentais na escolha do cruzeiro
DO luxuoso cruzeiro 6 estrelas Crystal Symphony, um dos mais espaçosos cruzeiros marítmos, com instalações sofisticadas e grandes lounges, full-service fitness, cassino Caesars Palace at Sea®, spa inspirado em Feng Shui, Deck Promenade de 360º, duas piscinas, jacuzzi, culinária e entretenimento de alto padrão, além das cabines muito bem posicionadas, a maioria com varandas privativas, aos navios da Cunard, ícones de viagens e de charme da tradicional companhia britânica que tem no Queen Mary 2, o maior cruzeiro do mundo, que surpreende em todos os sentidos, passando pela fabulosa Silversea, que tem se dedicado ao luxo e ao conforto, oferecendo modernos e inovadores navios com espaçosas suítes com vista para o mar, sendo 80% delas com varanda e o melhor da culinária mundial e vinhos finos, ou à Skorpios, com suas expedições aos glaciares de San Rafael e rotas que fazem da companhia uma das líderes no segmento de turismo no Chile e cuja excelência nos serviços e na gastronomia são o ponto de destaque da companhia, enfim, um mundo que não termina na Windstar Cruises e todo seu charme na navegação a vela e um serviço para um dia-a-dia sem rotinas, ausência de formalidades, horários flexîveis de alimentação e mais uma série de fatores que a diferenciam de outras cias. de cruzeiros.
O destino, a cia. de navegação e o público alvo são três pontos fundamentais na hora de escolher seu cruzeiro. Tenha em conta, por exemplo, que cruzeiros de verão pelo Brasil signficam gente sem camisa gritando e dançando axé music, carregando um copo de cerveja na mão, parando em portos absolutamente despreparados para receberem navios e gente.
Sala de Jogos de cartas do Costa Mágica
Não se esqueça: o destino, a cia. de navegação e o público!
VOCÊ pode acreditar que fazer um cruzeiro marítimo é um sonho impossível por ser caro. Procure comparar uma semana num resort all inclusive no nordeste e uma semana num navio de cruzeiro, um resort all inclusive que bóia e que a cada dia pára num porto, numa cidade e até num país diferente. Considerando tudo o que um cruzeiro marítimo oferece incluído no preço você chegará à conclusão até de que é barato. Na maior parte dos cruzeiros marítimos as refeições não apenas estão incluídas, como nos resorts, como são mais numerosas: nos navios, o passageiro pode comer da hora que acorda até a madrugada seguinte sem gastar nenhum centavo a mais. Em alguns casos os navios mantém até pizzarias 24 horas e lanches noturnos, além das três refeições diárias regulares.
Fotografando o fotógrafo
LEMBRE-SE, ao planejar um cruzeiro, que o navio já é o próprio meio de transporte que o levará a mais de um destino no mesmo roteiro e que diversão e atrações como festas e lazer já estão incluídas no preço, tais como discotecas, shows, salas de leitura, cursos diversos, salas de ginástica e musculação, piscinas e hidro-massagens, aulas de dança, ping-pong, basquete, golfe, cooper, concursos, jogos de mesa, gamão, bingo, casino, degustação de vinhos, aulas de arte, palestras, leilões, programas supervisionados para crianças e adolescentes, peças teatrais, cinema, festas temáticas, bailes, etc. E você frequenta se qusiser. Ou, se preferir, sequer ttoma conheciomento: uma atividade geralmente não interfere na outra ou no conjunto do navio. Diferentemente dos resorts, não há orientadores que o acharão anti-social só porque você não participa de nehuma atividade. Você pode fazer tudo ou absolutamente nada. A escolha é sua. Se você preferir, poderá contemplar o Pôr-do-Sol espreguiçando-se num deck ou na beira da piscina, ler um livro, tomar uma taça de champanhe na jacuzzi, namorar, correr, caminhar, ver e ouvir as estrelas, dançar ao som de um trio de jazz, de uma banda de rock, de um conjunto de tango, de música de discoteca, poderá cantar no Karaokê, tomar um drinque no piano bar, enfim, há atividades para todos os estilos, personalidades e gostos.
TUDO com serviço na cabine durante 24 horas por dia em geral de padrão superior aos hoteleiros (os empregados dormem no hotel por oito meses consecutvos!). Evidentemente que excursões em terra e massagens e terapias são pagas à parte. Se você fizer as contas na maioria das vezes o valor diário poderá ser bem menor que a diária de um hotel do mesmo padrão. E assim como nos hotéis, as cabines variam de preço segundo suas dimensões e localizações.
A praticidade e o conforto de chegar no navio, desfazer suas malas uma única vez por 8 ou 12 dias, pendurar as roupas no armário e não se preocupar mais em fazer e desfazer as malas, não ter que pegar táxi, correr pro próximo vôo ou trem, fazer check-in e check-out em hotéis, resgatar malas nas esteiras, passar pela imigração e alfândega.... E nos destinos você tem a escolha de fazer ou não as várias excursões terrestres oferecidas ou explorar o destino por conta própria.
O Pôr do Sol visto de uma das pontes externas do navio é apenas mais uma atração
COM o desenvolvimento da indústria dos cruzeiros marítimos os roteiros diversificaram-se, além de expandirem-se, muitas vezes atingindo portos difíceis de chegar por terra e ar e até mesmo antes só alcançados por embarcações militares e expedições científicas. Os destinos são muito variados, desde o Litoral Brasileiro, América do Sul e Antártida, Caribe, costa leste da América Central e sudeste dos Estados Unidos, Alaska e costa oeste dos Estados Unidos e Canadá, Mediterrâneo (incluindo Ilhas Gregas), Europa (Atlântico Norte), Europa (Mar Mediterrâneo), Travessia do Atlântico Norte, Oceano Índico, Oceano Pacífico, Travessia do Canal do Panamá, Sudeste da Ásia, África (Atlântica e Pacífica) ou até mesmo Volta ao Mundo.
A Costa Crociere, mais antiga cia. de cruzeiros a operar no Brasil, cujos transatlânticos Enrico C, o Federico C e o Eugenio C marcaram época no nosso país, é uma das boas opções para o próximo verão 2008, trazendo para nosso litoral nada mais nada menos que seus navios mais novos – o Costa Fortuna e o Costa Magica, este um dos maiores da frota italiana, um gigante de 105 mil toneladas. A Costa Crociere - que era conhecida como Linea C - comemorou em 2007 60 anos de atividades no Brasil.
O mercado brasileiro foi crescendo à medida que os anos se passaram e outras empresas passaram a olhar para o Brasil como um país com forte potencial e oportunidades. Entre elas a Royal Caribbean Cruise Line, a Celebrity Cruises e a Island Cruises trouxeram para o Brasil navio modernos como o Splendour of the Seas - o maior que já esteve na costa brasileira. Surgiram outras cias. que trouxeram novos conceitos, tais como o de “navio informal”, no qual há restaurantes abertos durante o dia inteiro. Esses cruzeiros foram denominados “freestyle cruising”, e neels não há noites de gala e assemelham-se aos resorts de costa brasileiros. Também, vieram os conceitos de cruzeiros de curta duração,que já existiam na Flórida, os chamados mini-cruzeiros com embarques as sextas-feiras e desembarque na segunda-feira de manhã, sendo o Island Escape o mais conhecido, navio que tem como objetivo populariza para todas as classes sociais, os cruzeiros marítimos.
MESMO tendo sido adquirida pela americana Carnival Corp. em 2001, a italiana Costa Crociere manteve o estilo “Cruzeiro em Estilo Italiano” que a diferencia de outras companhias de cruzeiros européias. Depois de embarcar no mais novo navio da cia., o Costa Magica, lançado ao mar em Novembro de 2004, não há dúvidas de qua a caprichosa, algo extravagante decoração do interior - autoria do arquiteto Joe Farcus, projetista da Carnival – manteve a identidade, personalidade e ascendência italiana. Posters, temas relacionados com cidads e cultura, história e arte italianas, que levam tanto aos Alpes quanto a Portofino, não deixam dúvidas de que trata-se de um navio italiano.
NOTAS (1) Crônica de uma viagem desastrada – Capítulos 1 e 2
Próximo Capítulo:
Como é o Costa Mágica por dentro e por fora
Navegando sobre 105 mil toneladas. Um resort sobre o mar, cada dia num país.
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