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quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Arte de vender idéias

Boa noite leitores, hoje venho expor a todos um tema que aborda todos os setores e departamentos de uma corporação e até mesmo todos os setores de nossa vida pessoal: A arte de vender idéias.

Todos vendemos idéias a toda hora, todos somos “vendedores”, vendemos nossa imagem pessoal na hora da contratação, depois usamos do mesmo artifício para implantarmos algo que julgamos ser necessária para a estratégia da empresa, para nos beneficiarmos com aumento e bonificações ou até mesmo para nos defender e não sermos prejudicados.


Agora como utilizar essa “arte”? Bem vender idéias não é algo simples, talvez quem trabalhe com área de vendas saiba conduzir de forma mais natural do que quem trabalha em uma área de contabilidade por exemplo, abaixo coloquei os 03 tópicos que julgo serem os mais necessários:


1.: Se a idéia é julgada, não deve ser uma boa idéia:

R.: Este quesito é bem pessoal, porque acho que uma boa idéia transmite a todos uma sensação de ser simples e sensacional, empolgam de imediato. Agora se a mesma tiver de ser discutida em reunião, certamente não deve ser a ideal. Este conceito trabalha bem com a criatividade.


2.: Uso de forma correta dos 07 P’s do Marketing de Serviços:
R.: Uma idéia não é como um produto que pode ser apalpado, cheirado ou medido. Então uma idéia se encaixa de forma perfeita no conceito de “serviços” no Marketing, então o bom uso do mix de marketing para o desenvolvimento, implantação e analise com certeza ajudam para fazer uma boa idéia se tornar um ótimo case.

3.: Ótima persuasão e comunicação:

R.: Aqui entramos em um ponto onde julgo ser o mais importante junto com a criatividade, não adianta uma ótima idéia se não conseguimos transmiti-la de forma correta ou persuadirmos nosso público para uma melhor aceitação.

 Primeiramente a persuasão é a arte de criar empatia com a outra pessoa afim de conseguir convencê-la. Quando a empatia entre duas pessoas, a comunicação flui naturalmente, as palavras, os gestos e o tom de voz estão em perfeita harmonia.


Outro ponto é a comunicação que devemos fazer de forma natural com nosso público-alvo, sem utilizar uma comunicação que pareça forçada ( palavras difíceis ) ou até mesmo o uso de gírias e etc. Devemos prestar muita atenção neste quesito.

Agora o ultimo quesito porém um dos mais importantes: a comunicação corporal. Vocês sabiam que as palavras representam somente 7% na nossa comunicação? O tom de voz representa 38% e a linguagem corporal 55%.
Além disso, vocês sabiam que:

Cabeça pendida para o lado representa atenção e aprovação ?
Mão no queixo representa aceitação?
Corpo pendido para frente quando a pessoa esta sentada representa interesse na conversa ?
Gestos com as mãos enfatizam o ponto de vista ?
Morder a caneta demonstra insegurança ?
Testa franzida representa dúvida ?
Olhar para o chão significa submissão ?
Cabeça levantada como quem olha o horizonte significa domínio ?


É vender idéias é algo extremamente complexo se pararmos para analisar seus diversos conceitos e técnicas, porém em sua maioria fazemos de forma natural, como se fosse por instinto, porém a falta de conhecimento nestas técnicas podem fazer de uma oportunidade uma ameaça, então fique de olho!




http://www.briefmarketing.com.br/2011/07/arte-de-vender-ideias.html

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