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quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Magazine Luiza oficializa lojas em redes sociais Plataforma agora é aberta a todos os usuários e meta é ter 10 mil lojas no Facebook e Orkut em 2012


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A estratégia de comunicação do Magazine Você inclui o uso de fenômenos da internet, como Luiza, a que voltou do CanadáCrédito: Divulgação
Depois de anunciar em agosto de 2011 a abertura de lojas nas redes sociais Facebook e Orkut, em caráter inicialmente restrito, uma vez que somente funcionários e parentes de funcionários podiam participar, o Magazine Luiza abriu a plataforma Magazine Você, nesta quinta-feira, 26, para todos os interessados.
Quem quiser ter uma loja da rede de varejo no seu perfil social poderá vender até 60 produtos e receber uma comissão que varia entre 2,5% e 4,5%, dependendo da categoria de produto vendido. O valor mínimo acumulado de comissão para a efetuação do pagamento é de R$ 50 e todo o processo de pagamento e entrega dos produtos é responsabilidade do Magazine. Frederico Trajano, diretor de marketing e vendas da empresa, afirma que os "donos" das lojas poderão recomendar os produtos e atuar como “curadores”.
Somente na fase piloto, a rede conseguiu mais de mil lojas (708 no Facebook e 450 no Orkut), antecipando a abertura da plataforma, que estava prevista para o mês de março. As lojas nas redes sociais registraram taxa de conversão 50% maior que a do site da rede, mas, segundo o executivo, não afetarão o desempenho do portal de vendas e sim trazer ainda mais clientes. A meta é chegar a 10 mil lojas em 2012, causando impacto em um milhão de possíveis clientes.
O executivo apontou que já há alguns perfis de lojas: pessoas que vendem opções de presentes; de celebridades, com caráter de divulgação; e mesmo ligadas a projetos sociais. Neste último caso, está o Catraca Livre, site que divulga programas culturais gratuitos na cidade de São Paulo, e tem uma loja no Facebook há um mês. Para casos como este, em que as comissões pelas vendas serão destinadas a uma causa social, o percentual de comissão é maior: 10%. “É bom para o projeto, que precisa obter fontes de renda para se manter e para o Magazine Luiza, que melhora ainda mais sua imagem”, avalia Camila Garófalo, representante do Catraca Livre, no lançamento do Magazine Você.
A estratégia de comunicação será 100% digital, com ações criadas pela Etco, e baseada no “sequestro de buzz”, ou seja, aproveitando os fenômenos das redes sociais. Tanto assim, que Luiza, a que voltou do Canadá, tem uma loja do Magazine Você, participou do lançamento da plataforma e fez um vídeo viral de divulgação, que está também no Youtube. O slogan do Magazine Você é “Sua loja para seus amigos”. 

Questionado sobre alguma possível redução da verba de marketing, já que a divulgação nas redes sociais é feita pelos próprios usuários, Frederico Trajano, diz que haverá somente uma “otimização”, ou seja, poderá vender mais com a mesma verba
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