Por: Vagner Rodrigues
"Quem não é visto, não é lembrado" - Mais do que nunca esta máxima popular faz sentido e em tempos de "pergunte ao Google", estar entre os primeiros resultados é meio caminho andado para o seu sucesso online. Especialmente no mercado imobiliário, onde segundo pesquisas, cerca de 67% dos interessados em imóveis buscam suas opções primeiramente no Google.
O post a seguir, dará algumas dicas de como a página de sua imobiliária ou construtora poderá ter um melhor posicionamento nos buscadores do Google, Bing, ou qualquer outro mecanismo de pesquisa. O assunto trata-se de SEO, do inglês Search Engine Optimization, ou "Otimização para Motores de Busca" em bom português, são técnicas que seu site precisa ter para que o seu público lhe encontre ao fazer uma pesquisa em algum buscador.
Se você já possui um site, atente-se em saber se ele preenche os requisitos abaixo. Caso esteja construindo, nem pense em desenvolvê-lo sem considerar as técnicas. Sua meta é manter-se sempre no topo da página de resultado e de preferência em primeiro. Estar nesta posição, além deixar sua empresa 60% mais próxima do clique do internauta, reforça a confiança dele em sua marca. Um termômetro do "Top of Mind" em tempo real.
Para ter um bom SEO você deve observar diversos fatores. Inicialmente, separei 7 tópicos básicos, mas que irão melhorar MUITO a "encontrabilidade" de sua empresa.
1. URL
Construir uma URL (ex.:http://www.seusite.com/index.html) enxuta e clara é um desafio, principalmente para o mercado imobiliário que possui diversas variantes para o "mesmo" produto. Sendo assim, fale com o desenvolvedor do seu site para manter suas URL's curtas, claras, objetivas e, o mais importante, utilizando palavras-chaves pertinentes à página, mas não faça repetições. Isto não ajudará em nada, bem pelo contrário.
Dica: se a URL contiver uma "frase", o que acontece principalmente em blogs, utilize hifens (-) para separar as palavras. Símbolos como "_", "+" ou "%20" podem não ser bem interpretados pelos indexadores. Ex.: www.seublog.com.br/artigo/otimize-seu-site
2. Título da sua página
Faça com que o título de cada página transmita o seu conteúdo. Isto reforçará a relevância e ajudará o visitante, e o Google, a entender sobre o quê a página trata. Utilizar palavras-chave também é muito importante, mas sem exagerar nas suas ocorrências.
Na primeira imagem abaixo, o título é apresentado com palavras em negrito devido à pesquisa realizada. Na segunda imagem, o modo como você visualiza o título estando no site.
Dica: Existe o título da página, como você vê acima, e o título do seu conteúdo na página em si. É importante que haja a coerência entre estes: título da página e título do conteúdo na página.
3. Descrição do seu site
Quando seu site aparece nos resultados dos buscadores, juntamente aparece a sua descrição. Este item já perdeu seu poder de influenciar no posicionamento, porém faz toda a diferença ao dizer à pessoa que pesquisa o que é e o que contém o site.
Elabore junto ao responsável pela criação e manutenção de seu site uma descrição breve, e instrua o desenvolvedor que a acrescente no código do site. Tente não ultrapassar 160 caracteres, pois este é o tamanho do texto que aparecerá nos buscadores.
Dica: Utilize palavras-chaves na descrição. Quando uma pesquisa coincidir com uma das palavras-chaves contidas ali, ela ficará em negrito e dará um destaque visual à descrição.
4. Imagens com descrição
Os indexadores dos mecanismos de busca (robôs automatizados que vasculham seu site para entendê-lo), ainda não possuem a capacidade de "ler" as imagens, sendo assim, ao ler o código de sua página, ele não reconhece do que se trata, prejudicando seu posicionamento. Instrua o desenvolvedor de seu site que acrescente descrição as imagens, processo que além de facilitar a compreensão dos indexadores, ajuda o usuário, a entender aquela imagem quando passar o cursor do mouse em cima. Veja exemplo abaixo:
Dica: O ideal é que suas fotos no site tenham um nome claro (ex.: apartamento-sala-de-estar.jpg) ao invés de um código genérico atribuído pelo programa de gestão ou câmera fotográfica (ex.: 2000395593.jpg).
5. Seções e sub-seções
Este é um ponto um pouco mais técnico, porém de muita importância para nós do mercado imobiliário. Dentro da codificação HTML (a linguagem que é construído os sites) existe uma forma de destacar as partes de seu conteúdo, dizendo aos indexadores o que significa aquela área dentro do site (veja exemplo na imagem abaixo).
Hierarquiza-se a informação dentro da página com as tags H1, H2, H3...H6, respectivamente, sendo H1 para a mais abrangente e H6 para a mais específica, seguindo a lógica de "título, seção, sub-seção, etc." (fique tranquilo, o desenvolvedor lhe entenderá quando comentar com ele sobre isto).
Dica: Não utilize a mesma tag duas vezes na mesma página e nunca desobedeça a hierarquia delas. Se utilizar a H2 e H3 use primeiro a H2 e depois a H3. Lembre-se: pense em seu site de "cima para baixo".
6. Conteúdo e densidade de palavras-chave
Um bom conteúdo é um dos principais fatores que te ajudarão a conquistar um melhor posicionamento no Google. Obviamente, algumas palavras-chave deverão estar presentes em seu texto, desde que sejam utilizadas de maneira correta.
Hoje em dia, a ocorrência das palavras-chave em um texto não faz mais parte dos fatores de posicionamento. Você não precisa "minar" seu conteúdo de palavras-chave, tampouco ignorá-las. O segredo está em escrever de forma natural.
Uma boa explanação para a densidade de palavras-chave encontrada em uma discussão nos fóruns do Google. |
Dica: Use negrito para dar destaque às palavras-chave em seu texto. Além de dar um certo "movimento", as palavras negritadas serão facilmente detectáveis pelos indexadores do Google que darão maior atenção à elas.
7. Arquitetura do seu site
O site MestreSEO , referência no assunto, fez uma metáfora bem interessante sobre a arquitetura de um site otimizado. Imagine seu site como uma árvore onde a página principal é a raiz e o conteúdo procurado (imóveis, lançamentos, etc.) são as frutas. Se as frutas estiverem no alto, você desistiria logo, se estivessem ao alcance das mãos, você com certeza voltaria.
Resumo da ópera, o ideal é seu site ter uma estrutura achatada e não profunda (árvore alta), pois assim os indexadores não precisaram passar por diversos links para encontrar o que procuram.
Analise a imagem abaixo e converse com o desenvolvedor do seu site sobre este tema.
Estude quais sub-seções poderão migar como categorias em seu site. Faça isto e mantenha-se atento às métricas de visitações do seu site. |
Dica: tenha um "mapa do site" para seus leitores (em HTML) e para os indexadores (em XML), isto ajudará os indexadores a percorrerem suas páginas.
SEO é um tema tão abrangente quanto dinâmico. Estar atualizado, acompanhando sites e blogs sobre o tema é imprescindível. Em breve retornarei com mais dicas, aprofundando os fatores mencionados acima e indicando referências para você se aprofundar mais sobre o tema.
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