Ano será marcado por novos produtos e acirrada disputa por market share
Cibele Santos
A Google Inc. está atacando em todos os fronts para acelerar sua entrada no mercado de tablets. Primeiro, em março de 2011, a empresa resolveu o problema de produção do hardware via aquisição, por US$ 12,5 bilhões, de uma fabricante -- a Motorola Mobility, que, além de produzir celulares, tablets (Xoom), set-top-boxes e outros equipamentos de IPTV (todos baseados no Android), também possui um portfolio de 24,5 mil patentes. Em outubro, a Google lançou o “ice cream sandwich”, upgrade do SO Android específico para smartphones e tablets. E finalmente, em dezembro, o chairman-executivo Erick Schmidt revelou ao diário italiano Corriere della Sera que “em seis meses estaremos comercializando um tablet da mais alta qualidade”.
Na falta de detalhes sobre o plano, restaram as especulações. O que significaria um tablet “da mais alta qualidade”? Que o dispositivo do Google entraria no mesmo segmento premium de mercado dos iPads, da Apple, que não saem por menos de US$ 500? Ou indicaria apenas uma ótima relação custo/benefício, na linha “bom e barato” do Kindle Fire, da Amazon, que custa apenas US$ 199?
No último dia 5, o site taiwanês DigiTimes resolveu algumas dúvidas, citando “fontes do mais alto escalão” da Google Taiwan não só para antecipar a data de lançamento do tablet, que poderá acontecer entre março e abril, como para revelar que o dispositivo rodará o Android 4.0 “Ice Cream Sandwich”, terá display de 7 polegadas e custará menos de US$ 199.
Se essas informações se concretizarem, o mercado irá esquentar: o mesmo DigiTimes publicou que a Apple também introduzirá o “iPad 3” em março, aproveitando a oportunidade para cortar o preço do iPad2 (para US$ 399) e disputar a faixa de preço das rivais Motorola Mobility, Sony e Samsung Electronics.
Mas a verdadeira batalha acontecerá mesmo no segundo semestre, diz o site: “A Apple distribuirá seus iPads4 em outubro, coincidindo com o lançamento do Windows 8, da Microsoft, e do Clover Trail-W, da Intel. O iPad4, com seu display de 9,7 polegadas e hardware muito aperfeiçoado, estará em ótima posição para enfrentar a variedade de tablets baseados em Android, Wintel ou WoA (“Windows on ARM) que surgirão no último trimestre de 2012”.
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